Coordenação Artística

MAESTRO:   

Filipe André Reis Simões nasce em Coimbra em 1982. Em 1992 inicia estudos de teoria musical na Escola de Música da Soc. Fil. Penelense e ingressa nas fileiras da banda no mesmo ano.

Estudou no Conservatório de Música de Coimbra entre 2001 e 2009 na Classe de Trombone. Frequentou diversos Cursos de Formação e Aperfeiçoamento Musical com os professores Luís Fortuna, Joaquim Raposo e Álvaro Pinto. Destaca-se a participação no XX Curso Internacional para Jovens Músicos, nos Açores em 2003 e a participação na banda de suporte no V, VI e VII Festival da Canção de Ançã.

Integra o Quinteto Misto de sopros “Ensaios da Noite” desde Março de 2007 e é trombonista na secção de Metais “Trítono”.

Na área da pedagogia musical frequentou colóquios com o Mestre Bruno Amaral e cursos especializados, dos quais se destacam os pedagogos Edwin Gordon e Jos Wuytack.

Na área de direcção adquiriu formação ao longo da licenciatura com o professor Rui Ferreira e frequentou diversos Cursos de Direcção Coral e Instrumental com os Maestros Henrique Piloto, António Saiote, Valdemar Sequeira e José Pedro Figueiredo.

No âmbito do Ensino foi professor no Infantário e ATL “ Já sou gente” entre 2007 e 2009. Leccionou ainda no colégio “ Bom Jesus” e no Infantário “ Bola Amarela” em 09-10.

Actualmente é professor nas Academias das Filarmónicas de Penela, Miranda e Serpins, nas classes de Formação musical, classe conjunto e trombone. Desde 2008 lecciona ainda Expressão musical na Academia do Centro Norton de Matos em Coimbra, bem como em 3 escolas do Concelho de Condeixa-a-Nova no contexto das AECS através da empresa Musikater.

Foi director Artístico responsável da Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Penelense entre Janeiro 2007 e 2011.

Frequentou o Bacharelato no curso de Animação Sociocultural na ESE da Guarda e é  Licenciado no Curso Professores de Educação Musical do Ensino Básico e 2º ciclo na Escola Superior de Educação de Coimbra.

Assume funções de coordenação musical do grupo de música popular portuguesa TUCÁTULÁ S.A. desde Outubro 2010.

É maestro da banda juvenil da Sociedade Filarmónica Penelense e director pedagógico da Academia de Música da mesma colectividade.

É director Artístico da Filarmónica 1º de Janeiro de Carragozela desde Janeiro 2011 e responsável pedagógico da escola de música da mesma associação.